CÂMARA MUNICIPAL DE MIRASELVA
FECHAR

OUTUBRO ROSA

Créditos:

Outubro Rosa – A importância do Auto Cuidado

O mês de outubro é voltado a importância dos cuidados femininos em relação a saúde e principalmente ao câncer de mama, doença responsável por 11,7% dos novos casos de câncer no mundo, afetando 2,26 milhões de pacientes. A postura atenta das mulheres em relação à saúde do seu corpo e das mamas é fundamental para a detecção do câncer em sua fase inicial.

A doença pode ser percebida em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; 

- Alterações no mamilo;

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.


Para entendermos melhor sobre o câncer de mama, conversamos com a Dra Isabella Maeji Tavelin, médica Ginecologista, Pós-graduanda em Ginecologia endócrina e Ginecologia da infância e adolescência. Segundo Isabella, o câncer de mama é o câncer ginecológico mais comum na população feminina e é causado pela multiplicação desordenada das células da mama, gerando células anormais que originam um tumor, o qual pode ser de crescimento rápido ou lento.

Questionada sobre como esse tipo de câncer se desenvolve, a ginecologista afirma: “O câncer de mama tem origem multifatorial, estando associado a fatores genéticos e hereditários. Porém não podemos esquecer que os hábitos de vida (consumo de álcool, não aderência às atividades físicas regulares, excesso de peso, etc), e a história pessoal da paciente (quantas vezes engravidou, idade da primeira menstruação, por quanto tempo amamentou, idade da menopausa) também influenciam no desenvolvimento da doença”.



Compartilhe: