CÂMARA MUNICIPAL DE MIRASELVA
FECHAR

Campanha: Fevereiro Roxo e Laranja

Créditos:

A campanha Fevereiro Roxo Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico (LES).


Sintomas da doença


Os sintomas do lúpus são diversos e tipicamente variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre baixa (mas raramente, pode ser alta), emagrecimento e perda de apetite. As manifestações podem ocorrer devido a inflamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio).

Tratamento

O tratamento é feito com medicações sistêmicas, na maioria dos casos, mesmo que apenas os cutâneos. Medicamentos tópicos podem ser associados (e eventualmente utilizados isoladamente, caso o paciente apresente pequenas lesões).


“A proteção solar é essencial, porque caracteristicamente as lesões pioram com a exposição. Não há prevenção possível para a doença. Mas evitar a exposição solar evita a piora das lesões. Os quadros cutâneos podem gerar lesões cicatriciais e alopecia cicatricial. São muito mais frequentes em mulheres, em que o impacto da alopecia cicatricial é habitualmente maior”, esclarece a dermatologista.


Compartilhe: